terça-feira, 8 de setembro de 2009

Randy Couture - A lenda viva

Nome: Randy Couture

Alcunha: The Natural, Capitão América
Registo: 16V-9D-0E
Altura: 1,88m
Peso: 100kg
Nascimento: 22 Junho 1963
Origem: Everett, Washington, EUA
Estilos principais: Luta greco-romana

Randy Couture, que esteve perto de representar os Estados Unidos na modalidade de luta greco-romana nos três Jogos Olímpicos, estreou-se nas MMA a um mês de completar 34 anos. Nessa altura talvez poucos imaginassem o sucesso que este lutador viria a conseguir, mas a verdade é que desde então o "The Natural" tem vindo a acumular feitos verdadeiramente impressionantes. Conseguiu ser campeão da UFC por cinco vezes, com títulos em duas categorias de peso distintas. Disputou 15 combates pelo título, algo de que nenhum outro lutador na organização se pode gabar. Com 43 anos de idade tornou-se campeão de pesos pesados da UFC pela terceira vez, ao regressar da reforma para demolir o gigante Tim Sylvia. Participou em filmes e jogos de computador. Actualmente com 46 anos, Randy diz que está melhor que nunca e diz-se pronto para enfrentar Brock Lesnar ou Lyoto Machida, dependendo da categoria de peso em que Dana White o preferir ver competir.

Mais do que ser uma mera lista de factos ambulante, Randy Couture é juntamente com Tito Ortiz e Chuck Liddell uma das principais razões pelas quais a UFC é hoje o fenómeno de popularidade que salta à vista. As batalhas travadas entre estes três gladiadores dos tempos modernos venderam centenas de milhares de PPVs e tornaram as MMA numa modalidade altamente apetecível em terras do Tio Sam. Foi nessa altura que Couture ganhou a alcunha de "Capitão América", em reconhecimento da sua capacidade como lutador, respeito pelos adversários e poder de superação, dado ser frequentemente mais leve e menos jovem que os seus oponentes.

Aos 46 anos, Couture continua disposto a novos desafios e prepara-se agora para enfrentar António Rodrigo "Minotauro" Nogueira, que durante vários anos foi considerado o segundo melhor peso pesado da organização japonesa Pride. Tal como em muitas ocasiões o adversário é mais pesado e mais forte que Randy, porém este lutador nascido no estado que tem o nome do primeiro presidente dos EUA não é chamado de "Capitão América" por ter medo dos desafios. Dia 29 de agosto não sabemos quem sairá vencedor, mas podem apostar que não será por falta de determinação e esforço que Randy Couture deixará de escrever mais uma página brilhante na sua magnífica carreira.

Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

Brock Lesnar

Shane Carwin

Yoshihiro Akiyama

Chris Leben

Chris Lytle

Matt Brown

UFC 116: Lesnar vs. Carwin

UFC 116: Lesnar vs. Carwin
Galeria de Fotos

  © UFC Portugal

TOPO