terça-feira, 8 de setembro de 2009

António Rodrigo Nogueira - O Minotauro

Nome: António Rodrigo Nogueira

Alcunha: Minotauro
Registo: 31V-5D-1E (1NC)
Altura: 1,91m
Peso: 109kg
Nascimento: 2 Junho 1976
Origem: Vitória da Conquista, Brasil
Estilos principais: Jiu-jitsu brasileiro, Boxe, Judo

Se Randy Couture se estreou nas artes marciais mistas com quase 34 anos, já António Rodrigo Nogueira teve a sua primeira grande batalha muito antes. Aos 11 anos o jovem Rodrigo (assim chamado frequentemente para se distinguir do seu irmão gémeo António Rogério Nogueira, também ele lutador de MMA) foi atropelado por um camião que recuava e ficou em coma durante quatro dias, perdendo uma costela e parte do fígado e passando os 11 meses seguintes no hospital. O que poderia ser o fim trágico para muitos acabou por ser apenas o início da vida de um dos lutadores mais fantásticos de sempre, e algo que ajudará hoje a perceber a enorme capacidade de sofrimento que Nogueira demonstra nos seus combates.

Nogueira disputou os seus primeiros combates nas MMA sob a égide das organizações World Extreme Fighting e Rings, acumulando 11 vitórias, 1 derrota (Dan Henderson, por decisão dividida) e 1 empate (Tsuyoshi Kohsaka). Em 2001 estreou-se então no Pride, vencendo Gary Goodridge por submissão logo no primeiro assalto. "Minotauro" repetiu o feito no combate seguinte, desta feita superando Mark Coleman. A organização decidiu então criar um título de campeão de pesos pesados e convidou Nogueira e Heath Herring para o disputarem, tendo o brasileiro saído vencedor da contenda e tornando-se assim o primeiro campeão de pesos pesados do Pride.

A 28 de agosto de 2002, Nogueira enfrentou um adversário que o deve ter feito lembrar do camião que o atropelou aos onze anos, na figura do colosso americano Bob Sapp. Sapp, vindo do futebol americano, era um gigante com quase dois metros e mais de 140kg, que compensava a sua quase total falta de técnica com uma força prodigiosa. Depois de um primeiro assalto em que absorveu golpes tremendos e onde todas as suas tentativas de submissão eram anuladas pelo poderio físico de Sapp, Nogueira logrou finalmente desgastar o titã no segundo assalto e submetê-lo com um armbar. "Minotauro" impressionou sobretudo pelo seu poder de encaixe e determinação, dignos de um Rocky Balboa das MMA.

Em março de 2003, Nogueira conheceu aquele que viria a ser o seu pior pesadelo, o russo Fedor Emelianenko. Apesar do brasileiro ser claramente o favorito, Fedor dominou completamente a contenda e venceu por decisão unânime. O combate serviu para reforçar o mito em redor do queixo de granito de Nogueira, já que os golpes que Fedor lhe aplicou teriam deixado fora de acção a maior parte dos mortais.

"Minotauro" conseguiu mais alguns triunfos muito importantes, com destaque para a vitória por submissão sobre o croata Mirko Filipovic, porém Fedor continuou a ser inultrapassável. O segundo combate entre ambos foi suspenso devido a um choque acidental de cabeças logo no primeiro assalto e o terceiro voltou a terminar com a vitória por decisão unânime do russo.

Até à falência do Pride, Nogueira teve ainda tempo para vencer Fabrício Werdum e disputar duas lutas com Josh Barnett, perdendo a primeira por decisão dividida e vencendo a segunda por decisão unânime. Nogueira assinou então pela UFC, e foi lá que venceu pela terceira vez na sua carreira o perigoso Heath Herring. No combate seguinte o poder de encaixe de "Minotauro" voltou a ficar bem evidente, com Nogueira a ser duramente castigado durante os primeiros dois assaltos mas a conseguir uma vitória por submissão no terceiro. Todavia o duelo seguinte não correu de feição, tendo o brasileiro sido vencido por TKO pela primeira vez na carreira pelo norte-americano Frank Mir. Posteriormente foi revelado que Nogueira tinha passado alguns dias no hospital antes do combate com uma infecção, e que uma lesão no joelho o tinha impedido de estar a 100%, todavia Nogueira não se escusou a reconhecer o mérito de Mir na vitória.

Na luta principal do UFC 102, Nogueira sabe que irá enfrentar provavelmente o lutador mais amado nos EUA, o "Capitão América" Randy Couture. Uma vitória poderá pôr "Minotauro" na senda do título de pesos pesados da UFC, actualmente na posse de Brock Lesnar, contudo vencer Couture é uma tarefa tudo menos fácil. Ainda assim, quem já foi atropelado por um camião e por Fedor Emelianenko não teme desafio algum.

Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

Brock Lesnar

Shane Carwin

Yoshihiro Akiyama

Chris Leben

Chris Lytle

Matt Brown

UFC 116: Lesnar vs. Carwin

UFC 116: Lesnar vs. Carwin
Galeria de Fotos

  © UFC Portugal

TOPO