domingo, 31 de maio de 2009

Conceitos da UFC - Regras Básicas

Os lutadores enfrentam-se num ringue de oito lados durante 3 assaltos de 5 minutos. Em combates por títulos são 5 assaltos de 5 minutos.

Os resultados dos combates definem-se com:

Desqualificação - Acontece quando um dos lutadores aplica de forma intencional algum golpe ilegal (como cabeçadas, golpes na região genital, entre outros) ou realiza algum movimento proibido de acordo com as regras (segurar nas grades seguidamente, por exemplo). Caso o combate não possa prosseguir, ou o lutador insista em não obedecer às regras, ele será desclassificado.

Desistência (Submissão) - Ocorre quando um lutador recebe uma técnica característica de "luta agarrada", tais como chaves e estrangulamentos, e demonstra clara desistência, através de batidas no chão do ringue (com os pés ou mãos) ou verbalmente. No caso de estrangulamentos, caso o lutador não desista, ele pode desmaiar. Se isso acontecer, o árbitro irá intervir, e será decretada a desistência da mesma forma.

Knockout - Ocorre quando um lutador recebe um golpe legal e fica inconsciente.

Knockout técnico - Pode ocorrer de diversas formas:

Decisão médica - Ocorre quando o médico julga que o lutador não pode continuar o combate, devido a um corte ou lesão. Portanto, o médico pode encerrar o combate se julgar que a integridade física do lutador estará ameaçada caso continue. Esta decisão não depende do lutador, portanto, por mais que ele queira continuar, se o médico determinar o fim do combate, será a decisão final.

Interrupção do árbitro - Neste caso, o árbitro do ringue encerra o combate por achar que um lutador não se está a defender mais ou a esboçar qualquer reacção.

Lesão - Neste caso, o próprio lutador manifesta desistência, ou o árbitro do ringue encerra o combate, sem necessidade de consultar o médico. Ocorre em casos de lesões mais visíveis, como fracturas, por exemplo.

Decisão do júri - Ao fim dos 3 ou 5 rounds, 3 juízes decidirão quem é o vencedor. Para isso, eles utilizam diversos critérios: agressividade, contundência em pé, domínio no chão, entre outros.

Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

Brock Lesnar

Shane Carwin

Yoshihiro Akiyama

Chris Leben

Chris Lytle

Matt Brown

UFC 116: Lesnar vs. Carwin

UFC 116: Lesnar vs. Carwin
Galeria de Fotos

  © UFC Portugal

TOPO