domingo, 7 de junho de 2009

Glossário breve das MMA

As MMA já são muito populares em várias partes do mundo, mas para que se possa acompanhar devidamente a acção há toda uma terminologia (sobretudo em língua inglesa) que importa conhecer. O UFC Portugal procura ajudar o leitor nessa tarefa, explicando aqui alguns dos termos mais utilizados.

Armbar – Chave de braço, com um dos lutadores a dobrar o cotovelo do adversário na direcção contrária à normal com vista a conseguir uma submissão.

Clinch – Situação em que os lutadores estão agarrados em pé, e a partir da qual é possível usar técnicas de dirty boxing ou procurar levar a luta para o chão.

Dirty boxing – Golpes desferidos quando os lutadores estão na posição de clinch. No boxe o árbitro interromperia o combate e mandaria afastar os lutadores, mas nas MMA estes podem continuar a golpear.

Fuga – Quando um lutador escapa de uma submissão ou um estrangulamento.

Grappler – Lutador cuja especialidade é o combate no chão.

Ground and pound – Situação em que um lutador, estando na guarda ou numa posição de montada, golpeia o adversário de cima para baixo.

Guarda – Posição em que um lutador está deitado de costas e mantém o adversário envolto pelas suas pernas. Existem diversas variações desta posição, como por exemplo guarda fechada, guarda aberta ou meia guarda.

Guilhotina – Técnica em que um dos lutadores envolve a cabeça do adversário e o estrangula com o seu antebraço, com a finalidade de obter uma submissão.

Inversão – Quando um lutador passa de uma posição inferior para uma posição superior.

Kimura – Técnica em que um lutador controla o braço do adversário e o dobra para trás, com o intuito de conseguir uma submissão.

Knockdown – Quando um lutador derruba o adversário com um golpe, mas este último continua capaz de se defender. No boxe o árbitro faria uma contagem de protecção para o atleta caído se levantar, nas MMA o combate continua sem interrupções.

Knockout – Quando um lutador perde a consciência em virtude de golpes ou outros impactos.

Knockout técnico – Quando um lutador fica incapacitado para continuar o combate, normalmente devido a golpes ou outros impactos.

MMA – Sigla inglesa de Mixed Martial Arts (Artes Marciais Mistas, em português), desporto de combate onde se podem empregar técnicas provenientes de várias artes marciais.

Montada – Posição de controlo na qual um dos lutadores está situado por cima do adversário. Também aqui há diversas variações, como por exemplo montada lateral, montada frontal ou montada invertida.

Passar a guarda – Acção em que um lutador transita da posição de estar na guarda do adversário para a posição de montada.

Rear naked choke – Também chamado de mata leão, em português. Consiste numa técnica em que um lutador se posiciona nas costas do adversário e o estrangula com o braço ou ambas as mãos, de modo a conseguir uma submissão.

Shoot – Acção em que um lutador se lança sobre a cintura ou pernas do adversário com o intuito de conseguir o takedown.

Sprawl – Acção em que um lutador procura evitar o shoot do adversário esticando as pernas para trás e aplicando o seu peso sobre as costas do oponente, de forma a impedi-lo de lhe agarrar as pernas e a obter uma posição superior.

Staredown - Confronto visual entre os dois atletas durante as instruções finais do árbitro antes do início do combate.

Striker – Lutador cuja especialidade é o combate em pé.

Submissão – Desistência por parte de um lutador, quer verbalmente ou através de tap out.

Takedown – Acção em que um lutador leva o adversário e a si mesmo para o chão, por via de um shoot ou de uma manobra aplicada a partir do clinch.

Tapout – Acção em que um lutador bate repetidamente com a palma da mão no corpo do adversário ou no chão, indicando ao árbitro e ao próprio adversário que desiste do combate.

Triangle choke – Técnica em que um lutador, geralmente deitado de costas, estrangula o adversário com as pernas de forma a conseguir uma submissão.

Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

Brock Lesnar

Shane Carwin

Yoshihiro Akiyama

Chris Leben

Chris Lytle

Matt Brown

UFC 116: Lesnar vs. Carwin

UFC 116: Lesnar vs. Carwin
Galeria de Fotos

  © UFC Portugal

TOPO