domingo, 7 de junho de 2009

Rich Franklin - O ás da UFC

Nome: Rich Franklin
Alcunha: Ace
Registo: 24V-4D-0E (1NC)
Altura: 1,85m
Peso: 94kg
Nascimento: 10 Outubro 1974
Origem: Ohio, EUA
Estilos principais: MMA

No filme de James Bond "From Russia with love", um dos vilões, de nome Kronsteen, era grande mestre de xadrez e alegava que essa sua capacidade se reflectia no seu desempenho ao serviço da organização criminosa SPECTRE. Exatamente como é que isso acontecia nunca foi bem explicado, mas por certo que Rich Franklin também não se importaria que a sua licenciatura em matemática e o seu mestrado em educação lhe dessem uma qualquer vantagem sobre os seus oponentes. E se não fosse por três derrotas devastadoras contra Lyoto Machida e Anderson Silva (duas vezes), até poderíamos pensar que esse era efetivamente o caso.

Franklin, que chegou a trabalhar como professor de matemática na sua terra natal de Cincinnati, estreou-se nas artes marciais mistas no ano de 2000. Acumulando vitória atrás de vitória em organizações menores, este lutador altamente versátil acabou por chegar com naturalidade à UFC, onde continuou na senda dos triunfos. A primeira derrota chegou apenas no evento de fim de ano de 2003, o Inoki Bom-Ba-Ye, realizado no Japão. Aqui Franklin foi vencido por um brasileiro que disputava apenas o seu terceiro combate em MMA, mas cuja qualidade já não deixava margem para dúvidas. O seu nome era Lyoto Machida.

A melhor maneira de esquecer uma derrota é com vitórias, e foi justamente isso que Franklin fez. Regressando aos Estados Unidos, o "Ace" encetou nova série de triunfos, incluindo um TKO sobre Ken Shamrock, e foi recompensado com uma luta para o título de pesos médios da UFC, então na posse do malogrado Evan Tanner. Franklin venceu Tanner no quarto assalto e conquistou assim o título, que defendeu com sucesso por duas ocasiões.

Todavia o confronto seguinte teve um resultado bem diferente. Depois de anos antes ter perdido contra Lyoto Machida, Franklin enfrentou o segundo adversário brasileiro da sua carreira, um atleta alto e esguio de nome Anderson Silva. O que se seguiu não foi tanto um combate como um espancamento, e em apenas três minutos Franklin perdia a consciência e o seu título. No ano seguinte o lutador de Cincinnati teve a oportunidade de o recuperar, mas Anderson Silva voltou a não lhe dar qualquer hipótese, vencendo-o novamente por TKO, desta vez no início do segundo assalto.

Desde então Franklin já somou mais duas vitórias ao seu registo, mas na última luta voltou a experimentar a derrota, desta feita por decisão unânime contra Dan Henderson. O "Ace" quererá por certo voltar aos triunfos, e terá a possibilidade de o fazer já este sábado, quando enfrentar Wanderlei Silva. É certo que até aqui Franklin se tem dado muito mal com lutadores brasileiros, porém Wanderlei não é nesta altura tão perigoso como Lyoto Machida ou Anderson Silva. Seja como for, o duelo promete ser explosivo.

Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

Brock Lesnar

Shane Carwin

Yoshihiro Akiyama

Chris Leben

Chris Lytle

Matt Brown

UFC 116: Lesnar vs. Carwin

UFC 116: Lesnar vs. Carwin
Galeria de Fotos

  © UFC Portugal

TOPO