UFC 109 - Previsão
Randy Couture e Mark Coleman já passaram a marca dos 40 anos (Couture tem 46 e Coleman 45) e são respeitáveis pais de família (o filho de Couture, Ryan, é já também lutador de MMA), mas não é por isso que estes dois lutadores vindos do wrestling amador e já consagrados no Hall of Fame da UFC estão prontos para deixar a acção.
As semelhanças entre os dois atletas não terminam aqui. Nos seus últimos cinco combates apresentam exactamente o mesmo registo. Couture venceu Tim Sylvia e Gabriel Gonzaga, perdeu contra Brock Lesnar e António Rodrigo Nogueira, e regressou às vitórias com Brandon Vera. Coleman venceu Milco Voorn e Maurício "Shogun" Rua, perdeu contra Fedor Emelianenko (acontece a todos) e na desforra com "Shogun", e na sua última luta venceu Stephan Bonnar. Diga-se também que Coleman foi o primeiro campeão de pesos pesados da UFC, perdendo o título para Maurice Smith, que por sua vez o perdeu para... Randy Couture.
Este sábado teremos pela primeira vez Couture e Coleman frente a frente no octógono, num combate na categoria de pesos meio pesados. Será possível que o vencedor possa disputar o título da categoria contra Lyoto Machida ou Maurício Rua, que segundo se diz poderão voltar a enfrentar-se já dia 8 de Maio no UFC 113? Sobretudo se Couture vencer Coleman, tal parece não só possível como até muito provável. E se até na banda desenhada o Capitão América já ressuscitou, então por que não há-de Couture sonhar ser novamente campeão?
Para lá desta grande luta, pode-se destacar a estreia na UFC de Rolles Gracie, que irá medir forças contra o britânico Mostapha Al-turk. Rolles, filho de Rolls, vem da lendária família Gracie, conhecida tanto por ter mostrado ao mundo a importância da luta de chão como pela insistência em primeiros nomes nem sempre convencionais começados pela letra R. Quem não se lembra por exemplo dos irmãos Rickson, Royce, Royler, Relson, Rolker, Robin e Rorion? Ou dos filhos deste último, Ryron, Rener, Ralek e Reylan? E quem poderia confundir os irmãos Reyson e Reylson? O certo é que a reputação da família é tal que qualquer novo membro (cujo nome provavelmente começará por R) que se estreie nas MMA faz os fãs prestar atenção. No caso de Rolles, veremos se o treino com o tio Rilion e o primo Renzo deu resultado.
Refiram-se ainda os combates na categoria de pesos médios entre Nate Marquardt e Chael Sonnen e entre Demian Maia e Dan Miller, assim como as lutas na categoria de meios médios entre Mike Swick e Paulo Thiago e entre Matt Serra e Frank Trigg. No caso da primeira luta, a vitória de Marquardt pode valer-lhe nova tentativa para conquistar o título de pesos médios ao fabuloso Anderson Silva.
Seja o primeiro a comentar
Enviar um comentário