segunda-feira, 16 de novembro de 2009

UFC 105 - Análise

Randy Couture vence mas não convence

Depois de no UFC 104 ter havido muita polémica em torno da vitória atribuída pelos juízes a Lyoto Machida, também agora no evento principal do UFC 105 houve um sentimento mais ou menos generalizado de que a enorme popularidade de Couture junto dos fãs pode justificar a vitória por decisão unânime que conseguiu sobre Brandon Vera. Apesar de o combate ter sido disputado, Vera teve algum ascendente no segundo e terceiro assaltos, o que fez com que o próprio Couture afirmasse no final que teria entendido se os juízes tivessem escolhido o seu adversário como vencedor.

Com esta vitória, o "Capitão América" fica bem posicionado para voltar a lutar pelo título da categoria de pesos meio-pesados, todavia o campeão Lyoto Machida foi operado à mão esquerda no seguimento da sua luta com Maurício "Shogun" Rua, pelo que não poderá defender o seu cinto nos próximos tempos. Para lá disso, o próprio presidente Dana White já afirmou que o lutador de Curitiba merecia nova oportunidade contra Machida, dado que o primeiro duelo entre os dois brasileiros levantou sérias dúvidas sobre quem seria o justo vencedor.

Como a acção na UFC não pára, teremos já no próximo sábado o evento UFC 106, em que o combate cabeça de cartaz opõe Forrest Griffin e Tito Ortiz. E uma vez que Machida está a recuperar da intervenção cirúrgica a que foi submetido, é possível que voltemos a assistir a confrontos entre Couture e Ortiz (Couture triunfou em 2003) e entre "Shogun" e Griffin (vitória de Griffin em 2007). Sobretudo este último combate tem tudo para ser explosivo, dado que Forrest precisa fazer esquecer a humilhação sofrida contra Anderson Silva e que Maurício Rua adorará por certo ter a possibilidade de vingar a derrota que Griffin lhe infligiu no seu combate de estreia na UFC.

Nos restantes combates da noite, destaque para as vitórias dos britânicos Dan Hardy e Michael Bisping, respectivamente contra Mike Swick e Denis Kang. Hardy deverá agora ser o próximo lutador a enfrentar o fenómeno dos pesos meio-médios, Georges St. Pierre, enquanto Bisping sobe mais um degrau na hierarquia dos pesos médios após ter sofrido um KO devastador às mãos de Dan Henderson, no UFC 100.

Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

Brock Lesnar

Shane Carwin

Yoshihiro Akiyama

Chris Leben

Chris Lytle

Matt Brown

UFC 116: Lesnar vs. Carwin

UFC 116: Lesnar vs. Carwin
Galeria de Fotos

  © UFC Portugal

TOPO