sexta-feira, 23 de outubro de 2009

UFC 104 - Previsão

Lyoto Machida vs. Maurício “Shogun” Rua

Decididamente o Brasil está em alta. O país prepara-se para organizar o Mundial de futebol em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016, e já no próximo sábado terá dois representantes a disputar o cinto de pesos meio-pesados da UFC. À primeira vista poderia não parecer, uma vez que teremos frente a frente um lutador chamado Lyoto Machida e outro cuja alcunha é "Shogun", mas efectivamente é o que acontece. E nada mais justo que este reconhecimento para uma nação que conta com excelentes lutadores em todas as categorias de peso das artes marciais mistas.

Lyoto Machida é o campeão em título, e a sua invencibilidade em 15 combates é a prova de que até aqui ninguém foi capaz de superar o seu estilo pouco ortodoxo assente no karaté, uma disciplina que até há pouco tempo muitos consideravam tão útil nas MMA como uma porta giratória num submarino. A verdade é que nos últimos combates Machida tem sido capaz até de afastar as más-línguas que o consideravam um lutador aborrecido, fruto de quatro vitórias por decisão nas suas primeiras cinco lutas na UFC. Em Janeiro e Maio deste ano Lyoto pôs KO respectivamente Thiago Silva e o então campeão Rashad Evans, e com isso deixou muito pouca margem de manobra para os críticos.

O adversário de Lyoto é então Maurício "Shogun" Rua, que nos últimos três anos foi considerado sucessivamente o atleta que iria deter o título da sua categoria de peso durante largos anos, um lutador acabado e uma Fénix renascida das cinzas. Apesar dos infortúnios de Maurício Rua, que muitos vaticinavam estar já acabado para a alta competição, o KO infligido a Chuck Liddell voltou a fazer disparar em flecha as expectativas em torno do seu futuro, tanto assim que Dana White lhe concedeu a oportunidade de enfrentar Machida pelo cinto de campeão do mundo de pesos meio-pesados.

Sábado teremos então uma luta que promete muita emoção e que dificilmente durará os cinco assaltos que a UFC estabelece para combates em que estejam títulos em jogo. Lyoto Machida é um estratega e já provou várias vezes (demasiadas, para alguns) estar perfeitamente preparado para levar um combate até ao fim e vencer por decisão. Já Maurício Rua "estoirou" completamente contra Forrest Griffin e Mark Coleman, e provavelmente não irá querer arriscar a mesma sorte contra Lyoto. A alternativa será assim pôr Machida KO, o que poderá não ser tão difícil como desvendar numa só tarde os segredos da alquimia, mas que ainda assim tem o seu quê de complicado.


Cain Velasquez vs. Ben Rothwell

Parece que foi ontem que Brock Lesnar venceu Randy Couture e se tornou o campeão de pesos pesados da UFC, mas o facto é que já se perfilam adversários perigosos para o destronar. Um destes homens é claramente Cain Velasquez, um lutador que em ano e meio na organização já conquistou uma enorme falange de apoio.

Tal como vários outros norte-americanos atletas na UFC, Cain Velasquez teve a sua iniciação nos desportos de combate ainda no liceu, nos tapetes das aulas de wrestling amador. Após continuar a combater durante a faculdade acabou por se estrear nas MMA em 2006, chegando à UFC em abril de 2008. O seu estilo altamente agressivo e a sua identificação com a comunidade latina dos EUA, incluindo uma tatuagem bem visível no peito, rapidamente fizeram dele um favorito do público. Este entusiasmo ao seu redor foi reforçado no seu último duelo, quando espancou o francês Cheick Kongo durante 15 minutos e conseguiu a sua sexta vitória em outros tantos combates.

Após este triunfo convincente contra um adversário difícil como Kongo, o presidente da UFC Dana White determinou que Velasquez iria de seguida medir forças contra outro lutador invicto, o poderoso Shane Carwin, e que o vencedor conquistaria o direito a lutar pelo título no confronto seguinte. Acontece que entretanto os planos mudaram e Shane Carwin irá já defrontar Brock Lesnar no combate principal do UFC 106, o que deixou Velasquez sem oponente. É aqui que surge Ben Rothwell, um lutador muito experiente que se estreia agora na UFC.

Apesar de haver menos de um ano de diferença entre os dois, Rothwell tem um currículo que conta já com 30 vitórias e apenas 6 derrotas, o que o torna um veterano ao pé de Velasquez. Ainda assim, e pese embora já ter aparecido no top 10 de pesos pesados de algumas publicações sobre MMA, Rothwell não é visto propriamente como um eventual candidato ao título mas sim como uma prova de fogo que um futuro campeão terá de ser capaz de ultrapassar. De certa forma, é como se Dana White dissesse a Cain Velasquez: "Queres lutar pelo título? Então derrota o Ben Rothwell que depois falamos." E não haja dúvidas, este duelo é construído em torno de Velasquez, e será uma contrariedade para a UFC se Rothwell for capaz de impor a sua experiência e conseguir a 31ª vitória da sua carreira.


Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

Brock Lesnar

Shane Carwin

Yoshihiro Akiyama

Chris Leben

Chris Lytle

Matt Brown

UFC 116: Lesnar vs. Carwin

UFC 116: Lesnar vs. Carwin
Galeria de Fotos

  © UFC Portugal

TOPO