quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Kenny Florian - Não pestanejem

Nome: Kenny Florian

Alcunha: Kenflo
Registo: 11V-3D-0E
Altura: 1,78m
Peso: 70kg
Nascimento: 26 Maio 1976
Origem: Massachusetts, EUA
Estilos principais: Jiu-jitsu Brasileiro, Muay Thai

Aqueles que acompanham mais detalhadamente as MMA e conhecem Kenny Florian, sabem que existem dois Kenny Florians: o que perdeu contra Sean Sherk e aquele que surgiu depois dessa luta.

Desde novo que Florian esteve ligado ao desporto, tendo treinado várias modalidades, incluindo ténis, artes marciais e até futebol. Mas foi apenas depois de terminar o seu curso em Comunicações que Florian virou a sua atenção mais a sério para as artes marciais, nomeadamente o jiu-jitsu brasileiro. Os seus conhecimentos evoluíram rapidamente e participou com sucesso em vários torneios da modalidade. Começou também a viajar frequentemente para o Brasil para treinar com a conhecida academia Gracie Barra, onde teve oportunidade de treinar e sobretudo aprender com alguns dos melhores praticantes do mundo, tornando-se ele próprio um nome conhecido no meio.

Em 2002 decidiu aventurar-se nas MMA, estreando-se com uma vitória por TKO no primeiro assalto. A partir daí começou a treinar noutras disciplinas como wrestling e muay thai, e somou mais duas vitórias. Depois disso enfrentou o veteraníssimo Drew Fickett, que na altura contava com um registo de 22V-3D. Foi um combate repleto de acção que Florian perdeu por decisão parcial, com alguma controvérsia à mistura. Mas nem tudo foi mau e na assistência estava Dana White, presidente da UFC, que ficou impressionado com o que viu e convidou Kenny para participar num novo reality show que estava a ser produzido - "The Ultimate Fighter". Por esta altura Florian já tinha abandonado a segurança do seu emprego para dedicar-se exclusivamente às MMA.

A participação de Florian no programa, na categoria de pesos médios, deu-lhe visibilidade entre os fãs de MMA. Florian conseguiu chegar até à final, onde enfrentou Diego Sanchez, mas perdeu por TKO. Depois desta derrota, e já no octógono da UFC, Kenny somou três vitórias consecutivas. A sua luta seguinte foi contra Sean Sherk, estando em disputa o recém instaurado cinturão de pesos leves. Sherk era nesta altura um adversário temível, com o físico mais impressionante da categoria, tendo já defrontado várias lendas do desporto como Matt Hughes e GSP. Sherk ganhou a luta por decisão ao fim de cinco assaltos, numa luta onde a sua força física e wrestling demonstraram ser demais para Florian, que mesmo assim nunca desistiu e lutou como pôde até ao fim.

Como uma Fénix renascida das cinzas, depois da derrota contra Sherk, nasceu um novo Florian, mais determinado e mais experiente. Para quem é fã dos filmes do Rocky, a expressão "Eye of the tiger" enquadra-se perfeitamente no novo Florian.

A partir daqui, Florian revelou uma evolução tremenda, aparecendo melhor cada vez que entrava no octógono. As suas lutas tornaram-se (ainda) mais dinâmicas, carregadas de acção e sempre agradáveis de ver. Somou então seis vitórias consecutivas, com apenas uma a ter de ir a decisão dos juízes e mereceu inteiramente a oportunidade de lutar novamente pelo título de campeão de pesos leves, desta feita contra BJ Penn, combate que se realizará no dia oito deste mês.

Pelo meio ainda teve tempo de, no final de uma das suas lutas, e já muito emocionado, afirmar «Eu finalizo lutas». Esta declaração foi como que um "desabafo", pois Florian teve de esperar cerca de quatro horas para poder lutar, pois as duas lutas principais do evento foram a decisão. Pode ter havido quem não levasse a sério a declaração na altura e achasse piada, mas Florian depressa ganhou o respeito dos fãs e é um facto que apenas uma das suas onze vitórias teve de conhecer a decisão dos juízes.

Florian é hoje um dos pesos leves mais perigosos do mundo, estando à vontade tanto no chão como em pé, aliado a uma capacidade cardiovascular impressionante que lhe permite pressionar a acção durante toda a duração da luta. Não existem dúvidas que Florian é uma ameaça credível ao cinturão de BJ Penn e, caso continue a evoluir como o fez até agora, tem tudo para tornar-se ele próprio campeão.

Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

Brock Lesnar

Shane Carwin

Yoshihiro Akiyama

Chris Leben

Chris Lytle

Matt Brown

UFC 116: Lesnar vs. Carwin

UFC 116: Lesnar vs. Carwin
Galeria de Fotos

  © UFC Portugal

TOPO