quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Forrest Griffin - O sonho realizado

Nome: Forrest Griffin
Alcunha: -
Registo: 16V-5D-0E
Altura: 1,91m
Peso: 93kg
Nascimento: 01 Julho 1979
Origem: Ohio, EUA
Estilos principais: Kickboxing, Muay Thai

Num desporto de combate é inevitável que uma organização tenha a maior parte dos seus momentos marcantes associados a lutadores, e a UFC não é excepção. Royce Gracie mostrou ao mundo a importância do jogo de chão ao submeter todos os seus oponentes nos primeiros dois eventos da UFC. Chuck Liddell e Randy Couture travaram batalhas épicas que fizeram as delícias dos fãs. E um jovem do Ohio conseguiu não só vencer o primeiro reality show "The Ultimate Fighter" e com isso ganhar um contrato profissional com a UFC, como também conquistar o título de pesos meio-pesados três anos depois. Este jovem é Forrest Griffin.

O primeiro combate de Griffin em MMA foi contra uma lenda da modalidade, Dan "The Beast" Severn, que havia perdido contra Royce Gracie na final do UFC 4, numa altura em que os eventos ainda eram organizados na forma de torneios. Griffin perdeu por decisão, mas nos 10 combates seguintes logrou obter 9 vitórias e apenas 1 derrota, e com isso foi convidado a participar na primeira edição de um reality show que a UFC lançava, intitulado "The Ultimate Fighter", em que o prémio era um contrato profissional no valor de pelo menos cem mil dólares. O sucesso desta primeira temporada do reality show e sobretudo do combate final em que Griffin venceu Stephan Bonnar (votado pelos fãs como o melhor combate da organização até hoje) fez disparar as audiências da UFC e tornou Forrest num ídolo de multidões quase da noite para o dia.

Os dois primeiros confrontos de Griffin na UFC constituíram duas vitórias para o lutador do Ohio, mas de seguida sofreu uma derrota por decisão maioritária contra um dos mais famosos nomes da organização, o sempre polémico Tito Ortiz. Forrest deu a volta por cima com nova vitória sobre Stephan Bonnar, porém no duelo seguinte sofreu um TKO demolidor às mãos de Keith Jardine, e que foi também ele estrela do "The Ultimate Fighter", embora na segunda temporada.
Forrest chorou amargamente com esta derrota mas como guerreiro que é voltou rapidamente aos triunfos, conseguindo uma decisão unânime sobre Hector Ramirez. O combate seguinte teve lugar no UFC 76 e revelou-se um dos mais importantes na carreira de Griffin, com o lutador do Ohio a ser colocado contra Maurício "Shogun" Rua pela oportunidade de disputar o título de campeão. Este confronto era visto por muitos como uma mera formalidade para "Shogun", e também como uma oportunidade para a ex-vedeta do Pride e considerado por muitos o melhor meio-pesado de então mostrar na UFC tudo aquilo de que era capaz. Todavia Griffin não estava disposto a ser "sacrificado" por Rua, e depois de ter resistido a um primeiro assalto dominado pelo brasileiro soube aproveitar o cansaço deste para conseguir uma vitória por submissão, a poucos segundos do final da contenda.

Griffin viu-se assim com a possibilidade de enfrentar Quinton "Rampage" Jackson pelo título de pesos meio-pesados e não enjeitou o momento, conseguindo um triunfo por decisão unânime. Infelizmente para Forrest a alegria não durou muito, já que no combate seguinte enfrentou justamente o vencedor da segunda edição do "The Ultimate Fighter", Rashad Evans, sofrendo um TKO ao terceiro assalto e perdendo assim o título.

No UFC 101 Forrest Griffin vai medir forças com Anderson Silva, o brasileiro que exerce um tal domínio na categoria de pesos médios que se vê quase forçado a combater na categoria de peso acima para poder ter um duelo à sua altura. Griffin sabe que uma vitória sobre Silva fará dele um autêntico herói, e por certo não quererá desperdiçar esta chance. Mas tal como muitas coisas na vida, este é um caso em que é mais fácil falar do que fazer.

Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

Brock Lesnar

Shane Carwin

Yoshihiro Akiyama

Chris Leben

Chris Lytle

Matt Brown

UFC 116: Lesnar vs. Carwin

UFC 116: Lesnar vs. Carwin
Galeria de Fotos

  © UFC Portugal

TOPO