terça-feira, 7 de julho de 2009

Frank Mir - Em busca do título que nunca perdeu

Nome: Frank Mir
Alcunha: -
Registo: 12V-3D-0E
Altura: 1,90m
Peso: 112kg
Nascimento: 24 Maio 1979
Origem: Las Vegas, Nevada, EUA
Estilos principais: Jiu-jitsu brasileiro

Quando em junho de 2004 Frank Mir partiu o braço a Tim Sylvia no primeiro minuto do primeiro assalto e com isso se tornou campeão de pesos pesados da UFC, poderia parecer que as maiores dificuldades na carreira do então jovem de 25 anos já estavam para trás. Infelizmente o destino tinha outros planos para Mir, que apenas 3 meses após conquistar o título sofreu um acidente de mota que lhe partiu o fémur em dois sítios e lhe rasgou todos os ligamentos do joelho.
Mir, na altura com um registo de 8 vitórias e apenas 1 derrota, foi submetido a uma intervenção cirúrgica extensa para reparar a sua perna, mas por ficar afastado do octógono mais de um ano viu-lhe ser retirado o título de campeão que havia conquistado com tanto brilhantismo. O lutador de Las Vegas regressou finalmente à UFC em fevereiro de 2006, mas o resultado foi uma derrota por TKO contra um lutador que disputava apenas o seu segundo combate nas MMA. Mir logrou regressar às vitórias no duelo seguinte, embora apenas por decisão unânime e num combate que levantou grandes interrogações em relação ao seu futuro. Essas interrogações pareceram tornar-se certezas em novembro de 2006, quando Mir enfrentou Brandon Vera e foi dizimado em pouco mais de um minuto.

Todavia Frank Mir não estava disposto a desistir, e em agosto de 2007 voltou ao octógono para defrontar Antoni Hardonk, tendo vencido por submissão logo no início do primeiro assalto e principalmente dado indicações de que o velho Mir estava de volta. A primeira prova de fogo veio logo depois, quando Dana White o escolheu para apadrinhar a estreia de Brock Lesnar na UFC. O combate não começou nada bem para Mir, que posteriormente descreveu a sensação de estar por baixo de Lesnar como sendo semelhante à de afogamento, porém Frank conseguiu suportar o ímpeto inicial do adversário e apanhá-lo num kneebar, vencendo assim por submissão.

Mir foi então escolhido como um dos treinadores da oitava temporada do reality show "The Ultimate Fighter", contra o ex-campeão do Pride António Rodrigo Nogueira. Como é da praxe os dois atletas defrontaram-se no final do programa, tendo Mir conseguido ser o primeiro lutador da história a vencer o lendário "Minotauro" sem ser por submissão. Mir ganhou por TKO no início do segundo assalto, algo que nem o russo Fedor Emelianenko havia conseguido. Posteriormente foi revelado que Nogueira tinha combatido lesionado e que tinha mesmo passado alguns dias no hospital com uma infecção pouco antes do combate, mas o próprio brasileiro reconheceu que Frank teve muito mérito na sua vitória. Com o triunfo sobre Nogueira, Mir conquistou o título interino de pesos pesados da UFC, e mais importante ainda o direito a enfrentar o agora campeão Brock Lesnar para a unificação do campeonato.

No combate principal do UFC 100, Mir terá a oportunidade de reconquistar o título que o acidente de mota lhe tirou, mas para isso será preciso superar novamente Brock Lesnar, um verdadeiro monstro que alia uma força descomunal a uma técnica apurada no wrestling. Mir sabe que o adversário que agora enfrenta tem consideravelmente mais experiência nas MMA do que tinha da primeira vez que se defrontaram, contudo o atleta de Las Vegas está confiante de que conseguirá repetir a vitória. O combate promete.

Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

Brock Lesnar

Shane Carwin

Yoshihiro Akiyama

Chris Leben

Chris Lytle

Matt Brown

UFC 116: Lesnar vs. Carwin

UFC 116: Lesnar vs. Carwin
Galeria de Fotos

  © UFC Portugal

TOPO