terça-feira, 7 de julho de 2009

Brock Lesnar - Aqui vem a verdadeira dor

Nome: Brock Lesnar
Alcunha: -
Registo: 3V-1D-0E
Altura: 1,91m
Peso: 120kg
Nascimento: 12 Julho 1977
Origem: Webster, South Dakota, EUA
Estilos principais: Wrestling

Se dissermos que existe alguém com vitórias sobre Hulk Hogan, o Rei Escorpião e o Capitão América pode-se pensar que estamos a falar de um super-herói de banda desenhada ou dos filmes, mas a verdade é que esta descrição se encaixa como uma luva ao lutador que o UFC Portugal aborda aqui hoje, o actual campeão de pesos pesados da UFC Brock Lesnar.

Brock começou a disputar combates de wrestling amador ainda no secundário, tendo conquistado assim uma bolsa de estudo para a universidade do Minnesota. Aí Brock venceu vários títulos e acumulou um registo impressionante de 106 vitórias e apenas 5 derrotas, o que atraiu a atenção do dono da World Wrestling Entertainment, Vince McMahon. O contrato posto em cima da mesa era irrecusável, e o campeão de wrestling amador na universidade passou directamente para o mundo do wrestling profissional.

Entre a sua estreia televisiva e o seu último combate, na WrestleMania XX, não chegaram sequer a passar dois anos, mas o facto é que a ascensão de Lesnar na WWE foi meteórica. Brock venceu o torneio King of the Ring e a Royal Rumble, tendo-se também tornado o campeão mais jovem da história da organização, com apenas 25 anos. Nestes quase dois anos Lesnar obteve vitórias sobre alguns dos maiores nomes de sempre da WWE, como The Undertaker, The Rock (Dwayne Johnson, o Rei Escorpião e actual estrela de Hollywood) e a lenda das lendas do wrestling profissional, Hulk Hogan, indubitavelmente o maior de todos os tempos. Mas apesar da adoração do público e dos milhões que entravam na sua conta bancária Lesnar não era feliz, e em 2004 deixou a WWE para tentar a sua sorte no futebol americano.

Apesar do seu enorme poderio físico Brock não conseguiu um lugar na primeira equipa dos Minnesota Vikings, tendo recusado um convite para jogar futebol americano na Europa. Lesnar chegou ainda a disputar combates de wrestling profissional em terras do sol nascente, pela organização New Japan Pro Wrestling, porém o seu espírito de lutador precisava de um novo desafio e Brock encontrou-o nas artes marciais mistas.

O combate de estreia de Brock nas MMA realizou-se em 2 de junho de 2007 sob a égide da organização K-1. Lesnar enfrentou o lutador coreano Min-Soo Kim, que havia sido medalha de prata em judo nos Jogos Olímpicos de Atlanta mas cujo registo em MMA era menos impressionante. Num duelo sem história, Lesnar levou o adversário para o chão e destruiu-o com ground and pound em pouco mais de um minuto.

Ciente da popularidade de Brock junto dos fãs da WWE e do seu potencial como lutador de artes marciais mistas, Dana White não perdeu tempo em oferecer-lhe um contrato para combater na UFC. Na sua estreia pela organização americana Lesnar enfrentou o antigo campeão Frank Mir, e apesar de um começo avassalador acabou por acusar a sua falta de experiência e ser submetido com um kneebar. Apesar da derrota Brock deixou muitos adeptos de MMA francamente entusiasmados e ansiosos pelo seu próximo combate.

O adversário seguinte foi Heath Herring, um lutador perigoso cuja lista de adversários inclui nomes como António Rodrigo Nogueira, Mirko "Cro Cop" e Fedor Emelianenko. Logo de início Brock desferiu um soco que partiu o osso orbital de Herring e o fez literalmente dar uma cambalhota para trás, e daí até final usou o seu maior poder físico e o seu wrestling para conseguir uma vitória por decisão unânime.

Com um registo de apenas 2 vitórias e 1 derrota em MMA seria de esperar que Lesnar ainda tivesse um longo caminho a percorrer até poder disputar o cinto de campeão, porém Dana White não quis perder tempo e propôs-lhe imediatamente um combate pelo título contra o regressado Randy Couture, uma das lendas máximas da UFC, a quem o público chama de "Capitão América". Se isto caiu mal com muitos fãs, que achavam que havia outros lutadores que mereciam muito mais essa oportunidade, o facto é que Brock não se fez rogado e tratou de vencer Couture por TKO logo no segundo assalto, tornando-se assim campeão de pesos pesados da UFC, por mais que custe a muitos fãs que não lhe perdoam o seu passado na WWE.

Na sua primeira defesa do título Lesnar enfrenta Frank Mir e terá assim a oportunidade de vingar a única derrota do seu registo, mostrando que cresceu como lutador nos 16 meses que passaram desde que se encontraram pela primeira vez. Se o conseguir continuará como campeão da UFC, e nesse caso não será de admirar que a venda de antidepressivos entre os alegados fãs "puristas" das MMA aumente em flecha.

Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

Brock Lesnar

Shane Carwin

Yoshihiro Akiyama

Chris Leben

Chris Lytle

Matt Brown

UFC 116: Lesnar vs. Carwin

UFC 116: Lesnar vs. Carwin
Galeria de Fotos

  © UFC Portugal

TOPO