terça-feira, 15 de dezembro de 2009

UFC 107 - Análise

B.J. "The Prodigy" Penn é o melhor peso leve do mundo

Neste último evento da UFC em 2009, o campeão de pesos leves B.J. Penn e o ex-campeão de pesos pesados Frank Mir eram claros favoritos nos seus respectivos combates, todavia talvez poucos esperassem vitórias tão dominantes. Diego Sanchez e Cheick Kongo são bons lutadores, mas nesta noite dificilmente as coisas lhes poderiam ter corrido pior.

Frank Mir venceu Cheick Kongo por submissão

Frank Mir tinha avisado que não receava o striking de Kongo, apesar deste último ser considerado um kickboxer muito perigoso, e não tardou a mostrar o quanto falava a sério. Não obstante ser mais conhecido pela sua proficiência na luta de chão, Mir partiu para cima de Kongo logo no início do combate e derrubou-o com um poderoso gancho de esquerda. Sem dar tempo ao gaulês para beber um pouco de poção mágica, Mir precipitou-se para cima do adversário e aplicou-lhe uma guilhotina sem possibilidades de escapatória. Kongo ainda procurou resistir durante alguns momentos mas em breve ficou inerte e o árbitro confirmou que já não estava capaz de se defender, dando assim a vitória ao norte-americano por submissão.

B.J. Penn mostrou a Diego Sanchez porque é o campeão

Diego "Nightmare" Sanchez teve uma autêntica noite de pesadelo. Embora tenha conseguido levar o combate até ao quinto e último assalto, em retrospectiva talvez tivesse sido melhor para a sua integridade física ter perdido antes no primeiro, tal como aconteceu a Kongo. Logo no início da luta Penn desferiu um tremendo gancho de direita que enviou Sanchez ao tapete, e nos cerca de vinte minutos seguintes assistiu-se a uma série de tentativas de takedown por parte do pretendente ao título e a uma exibição portentosa de técnica por parte do campeão. Penn conseguiu manter o combate em pé com uma facilidade desconcertante, e ao nível de striking mostrou mais uma vez não ter rival à altura na sua categoria de peso. À medida que os minutos passavam iam aumentando os hematomas na face de Sanchez, até que por fim um pontapé à cabeça lhe abriu um corte profundo no sobrolho. Após consultar o médico, o árbitro deu por terminado o combate com vitória por knock out técnico de Penn, embora nessa altura (e, em abono da verdade, desde praticamente o início da contenda) já não restassem dúvidas sobre quem seria o vencedor.

Na categoria de pesos leves continua assim tudo na mesma, com o havaiano B.J. Penn a afirmar-se como campeão incontestado. Já na categoria de pesos pesados temos que Frank Mir deverá voltar ao cenário da luta pelo título, embora este esteja actualmente envolto em incertezas como resultado do estado de saúde do campeão Brock Lesnar. O ex-lutador da WWE já foi submetido a uma intervenção cirúrgica mas não é certo que não precise de regressar à mesa de operações, pelo que a data de um eventual regresso é uma completa incógnita. E sendo que António Rodrigo "Minotauro" Nogueira e Cain Velasquez já têm combate marcado para 2010, não será boa ideia Dana White colocar frente a frente Frank Mir e Shane Carwin, com ambos os vencedores a disputarem um possível título interino?

Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

Brock Lesnar

Shane Carwin

Yoshihiro Akiyama

Chris Leben

Chris Lytle

Matt Brown

UFC 116: Lesnar vs. Carwin

UFC 116: Lesnar vs. Carwin
Galeria de Fotos

  © UFC Portugal

TOPO