quarta-feira, 12 de agosto de 2009

UFC 101 - Resultados

Aqui ficam os resultados do evento UFC 101, realizado no passado dia 8 de agosto, em Philadelphia.

Lennox venceu Villefort por TKO aos 3:37 do assalto 3.

Sotiropoulos venceu Roop por submissão aos 1:59 do assalto 2.

Riddle venceu Cramer por decisão unânime (29-27, 30-26, 30-27).

Sakara venceu Leites por decisão dividida (29-28, 27-30, 29-28).

Howard venceu McCrory por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28).

Pellegrino venceu Neer por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27).

Almeida venceu Grove por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27).

Hendricks venceu Sadollah por TKO aos 0:29 do assalto 1.

Riley venceu Nelson por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27).

Silva venceu Griffin por KO aos 3:23 do assalto 1.

Penn venceu Florian por submissão aos 3:54 do assalto 4.


Bónus:

Combate da Noite: Anderson Silva vs. Forrest Griffin

Knockout da Noite: Anderson Silva sobre Forrest Griffin

Submissão da Noite: BJ Penn sobre Kenny Florian






BJ Penn is the man!

Anderson Silva - O imparável

Nome: Anderson Silva
Alcunha: The Spider
Registo: 24V-4D-0E
Altura: 1,88m
Peso: 93kg
Nascimento: 14 Abril 1975
Origem: Curitiba, Brasil
Estilos principais: Muay Thai, Jiu-jitsu Brasileiro

Anderson Silva estreou-se nas MMA já em 2000, no evento brasileiro Meca. Desde então acumulou 24 vitórias e 4 derrotas (uma por desqualificação), tendo os últimos 9 triunfos ocorrido já na UFC. Silva, que não é vencido há quatro anos e meio, é considerado por muitos como estando à frente do seu tempo. Que o diga Rich Franklin, o anterior campeão de pesos médios da UFC, vencido pela segunda vez na sua carreira (a primeira tinha sido contra Lyoto Machida) no combate de defesa do título contra Silva, com um KO demolidor logo no primeiro assalto. Era a chegada de um animal totalmente novo ao octógono da UFC, e desde então a categoria tem tido em Anderson Silva o seu rei e senhor.

Silva que é o campeoníssimo de pesos médios enfrenta agora um novo adversário, nada menos que o ex-campeão de pesos meio-pesados Forrest Griffin, no segundo combate principal do UFC 101. Este combate reveste-se de especial interesse por marcar a segunda investida de Anderson Silva na categoria dos meio-pesados, desta feita contra um adversário de renome. O domínio de Silva entre os pesos médios é tal que o brasileiro já por uma vez combateu na categoria de peso acima, embora nessa situação o seu oponente não se encontrasse entre os melhores. Nesta segunda incursão o lutador de Curitiba enfrentará Forrest Griffin, vencedor do primeiro reality show "The Ultimate Fighter" e que há um ano detinha o título de campeão de pesos meio-pesados, perdido em Dezembro para Rashad Evans. É portanto um duelo que tem tudo para ser explosivo.

Caso Silva vença, poder-se-á talvez começar a pensar num combate verdadeiramente "de loucos" entre o campeão de pesos-médios e o campeão de pesos meio-pesados, o também brasileiro Lyoto Machida. Mas primeiro será preciso derrotar Forrest Griffin, e esse é um resultado que não consta dos planos do norte-americano, que quer justamente voltar a subir na hierarquia dos pesos meio-pesados e recuperar o título que conquistou de forma tão dramática contra Quinton "Rampage" Jackson.

Forrest Griffin - O sonho realizado

Nome: Forrest Griffin
Alcunha: -
Registo: 16V-5D-0E
Altura: 1,91m
Peso: 93kg
Nascimento: 01 Julho 1979
Origem: Ohio, EUA
Estilos principais: Kickboxing, Muay Thai

Num desporto de combate é inevitável que uma organização tenha a maior parte dos seus momentos marcantes associados a lutadores, e a UFC não é excepção. Royce Gracie mostrou ao mundo a importância do jogo de chão ao submeter todos os seus oponentes nos primeiros dois eventos da UFC. Chuck Liddell e Randy Couture travaram batalhas épicas que fizeram as delícias dos fãs. E um jovem do Ohio conseguiu não só vencer o primeiro reality show "The Ultimate Fighter" e com isso ganhar um contrato profissional com a UFC, como também conquistar o título de pesos meio-pesados três anos depois. Este jovem é Forrest Griffin.

O primeiro combate de Griffin em MMA foi contra uma lenda da modalidade, Dan "The Beast" Severn, que havia perdido contra Royce Gracie na final do UFC 4, numa altura em que os eventos ainda eram organizados na forma de torneios. Griffin perdeu por decisão, mas nos 10 combates seguintes logrou obter 9 vitórias e apenas 1 derrota, e com isso foi convidado a participar na primeira edição de um reality show que a UFC lançava, intitulado "The Ultimate Fighter", em que o prémio era um contrato profissional no valor de pelo menos cem mil dólares. O sucesso desta primeira temporada do reality show e sobretudo do combate final em que Griffin venceu Stephan Bonnar (votado pelos fãs como o melhor combate da organização até hoje) fez disparar as audiências da UFC e tornou Forrest num ídolo de multidões quase da noite para o dia.

Os dois primeiros confrontos de Griffin na UFC constituíram duas vitórias para o lutador do Ohio, mas de seguida sofreu uma derrota por decisão maioritária contra um dos mais famosos nomes da organização, o sempre polémico Tito Ortiz. Forrest deu a volta por cima com nova vitória sobre Stephan Bonnar, porém no duelo seguinte sofreu um TKO demolidor às mãos de Keith Jardine, e que foi também ele estrela do "The Ultimate Fighter", embora na segunda temporada.
Forrest chorou amargamente com esta derrota mas como guerreiro que é voltou rapidamente aos triunfos, conseguindo uma decisão unânime sobre Hector Ramirez. O combate seguinte teve lugar no UFC 76 e revelou-se um dos mais importantes na carreira de Griffin, com o lutador do Ohio a ser colocado contra Maurício "Shogun" Rua pela oportunidade de disputar o título de campeão. Este confronto era visto por muitos como uma mera formalidade para "Shogun", e também como uma oportunidade para a ex-vedeta do Pride e considerado por muitos o melhor meio-pesado de então mostrar na UFC tudo aquilo de que era capaz. Todavia Griffin não estava disposto a ser "sacrificado" por Rua, e depois de ter resistido a um primeiro assalto dominado pelo brasileiro soube aproveitar o cansaço deste para conseguir uma vitória por submissão, a poucos segundos do final da contenda.

Griffin viu-se assim com a possibilidade de enfrentar Quinton "Rampage" Jackson pelo título de pesos meio-pesados e não enjeitou o momento, conseguindo um triunfo por decisão unânime. Infelizmente para Forrest a alegria não durou muito, já que no combate seguinte enfrentou justamente o vencedor da segunda edição do "The Ultimate Fighter", Rashad Evans, sofrendo um TKO ao terceiro assalto e perdendo assim o título.

No UFC 101 Forrest Griffin vai medir forças com Anderson Silva, o brasileiro que exerce um tal domínio na categoria de pesos médios que se vê quase forçado a combater na categoria de peso acima para poder ter um duelo à sua altura. Griffin sabe que uma vitória sobre Silva fará dele um autêntico herói, e por certo não quererá desperdiçar esta chance. Mas tal como muitas coisas na vida, este é um caso em que é mais fácil falar do que fazer.

Tito fala do seu regresso à UFC

BJ Penn - O Prodígio

Nome: B.J. Penn
Alcunha: The Prodigy
Registo: 15V-5D-1E
Altura: 1,75m
Peso: 70kg
Nascimento: 13 Dezembro 1978
Origem: Havai, EUA
Estilos principais: Jiu-jitsu Brasileiro, Boxe

Existe uma expressão que diz que o talento e a loucura andam juntos. A expressão enquadra-se perfeitamente em BJ Penn.

A carreira de BJ Penn foi influenciada por dois grandes factores: o seu talento e o seu ego. Tem todo o talento do mundo, o que o levou muitas vezes a não treinar com a intensidade necessária pois com o seu talento natural conseguia facilmente fazer as coisas que para outros lutadores implicavam muito treino e dedicação. Muito se tem teorizado que, caso se dedicasse a 100%, BJ seria imparável. A sua preparação física (neste caso a falta dela) tem sido apontada como a sua maior fraqueza.

O seu ego é também enorme, tendo chegado a dizer que queria ser campeão em quatro categorias diferentes na UFC. Foi também ele que o levou a enfrentar adversários muito maiores na procura constante de novos desafios. O resultado disso é um registo longe de perfeito, mas onde figuram quase exclusivamente adversários de classe mundial.

Nascido no Havai, BJ começou nas artes marciais aos dezassete anos, quando iniciou o seu treino de jiu-jitsu brasileiro. No entanto, revelou uma capacidade extraordinária de aprendizagem (aliada ao facto de pertencer a uma família abastada, o que lhe permitiu ter aulas particulares), que fez que em apenas três anos recebesse o seu cinturão negro, algo que normalmente demora entre sete a dez anos ou mais. Mais do que isso, foi o primeiro não-brasileiro a vencer o campeonato do mundo de jiu-jitsu brasileiro na divisão de cinturão negro. Um feito verdadeiramente extraordinário, especialmente tendo em consideração que venceu atletas que toda a vida se dedicaram à arte marcial.

No ano seguinte, em 2001, lançou-se de cabeça nas MMA, estreando-se logo a competir na UFC, contra adversários muito mais experientes do que ele. Apesar disso, venceu os seus primeiros três adversários no primeiro assalto, por TKO ou KO. Depois disso, enfrentou o campeão Jens Pulver, e dominou os dois primeiros assaltos. Nos restantes três, a luta mudou de rumo e Pulver conseguiu manter o seu título, vencendo BJ por decisão, após um total de cinco assaltos.

Algum tempo depois, e após a UFC ter extinto a sua divisão de pesos leves (que posteriormente voltou a instaurar), BJ começou as suas "loucuras". Num desporto onde os lutadores tendem a descer de categoria de peso, de modo a tentar ganhar alguma vantagem, BJ fez exactamente o contrário, subiu de categoria, para procurar novos desafios e poder testar-se a si próprio. Numa altura em que Matt Hughes era visto como praticamente invencível na categoria de meio-médios, BJ subiu para a categoria e desafiou o campeão. Naquela que foi provavelmente a sua melhor luta até hoje, BJ venceu o campeão perto do final do primeiro assalto, por rear naked choke, tornando-se assim o novo campeão da categoria.

Depois disso, BJ entrou em rota de colisão com a UFC, abandonando a organização e lutando noutros sítios, contra adversários bem maiores. Chegou ao ponto de lutar contra o actual campeão de meio-pesados da UFC, Lyoto Machida, um adversário que se encontrava quatro categorias (na altura Machida lutou como peso pesado) acima daquela que é categoria "natural" de BJ. Nessa luta, BJ apareceu muito pesado, pois tentou reduzir a diferença entre o seu peso e o do adversário. Machida ganhou a luta, mas apenas após três assaltos, por decisão unânime.

Algum tempo depois, BJ voltou à UFC, já na categoria de meio-médios, onde defrontou pela primeira vez George St. Pierre, perdendo o combate por decisão maioritária dos juízes ao fim de três assaltos. Lutou mais uma vez nos meio-médios, perdendo contra o já conhecido Matt Hughes, que era novamente campeão na altura.
Por esta altura a divisão de pesos leves foi "ressuscitada" e BJ voltou àquela que é a "sua" divisão. Vingou a sua derrota prévia contra Jens Pulver e eventualmente derrotou Sean Sherk para sagrar-se campeão absoluto da categoria.

No entanto, o seu ego falou novamente mais alto e voltou a subir para os meio-médios, onde tentou vingar a sua derrota prévia contra GSP. Desta feita as coisas correram-lhe pior, e perdeu a luta ao final do quarto assalto, após ter sido "massacrado" por GSP a luta inteira. No intervalo entre o quarto e o quinto assalto, depois de o médico ter observado BJ, o irmão deste último considerou que BJ já não estava em condições de continuar e parou a luta, dando a vitória (merecida) a GSP.

BJ está agora de volta à categoria de pesos leves, onde só perdeu uma vez, em 2002, e terá como desafio defender o seu cinturão contra Kenny Florian.

Kenny Florian - Não pestanejem

Nome: Kenny Florian

Alcunha: Kenflo
Registo: 11V-3D-0E
Altura: 1,78m
Peso: 70kg
Nascimento: 26 Maio 1976
Origem: Massachusetts, EUA
Estilos principais: Jiu-jitsu Brasileiro, Muay Thai

Aqueles que acompanham mais detalhadamente as MMA e conhecem Kenny Florian, sabem que existem dois Kenny Florians: o que perdeu contra Sean Sherk e aquele que surgiu depois dessa luta.

Desde novo que Florian esteve ligado ao desporto, tendo treinado várias modalidades, incluindo ténis, artes marciais e até futebol. Mas foi apenas depois de terminar o seu curso em Comunicações que Florian virou a sua atenção mais a sério para as artes marciais, nomeadamente o jiu-jitsu brasileiro. Os seus conhecimentos evoluíram rapidamente e participou com sucesso em vários torneios da modalidade. Começou também a viajar frequentemente para o Brasil para treinar com a conhecida academia Gracie Barra, onde teve oportunidade de treinar e sobretudo aprender com alguns dos melhores praticantes do mundo, tornando-se ele próprio um nome conhecido no meio.

Em 2002 decidiu aventurar-se nas MMA, estreando-se com uma vitória por TKO no primeiro assalto. A partir daí começou a treinar noutras disciplinas como wrestling e muay thai, e somou mais duas vitórias. Depois disso enfrentou o veteraníssimo Drew Fickett, que na altura contava com um registo de 22V-3D. Foi um combate repleto de acção que Florian perdeu por decisão parcial, com alguma controvérsia à mistura. Mas nem tudo foi mau e na assistência estava Dana White, presidente da UFC, que ficou impressionado com o que viu e convidou Kenny para participar num novo reality show que estava a ser produzido - "The Ultimate Fighter". Por esta altura Florian já tinha abandonado a segurança do seu emprego para dedicar-se exclusivamente às MMA.

A participação de Florian no programa, na categoria de pesos médios, deu-lhe visibilidade entre os fãs de MMA. Florian conseguiu chegar até à final, onde enfrentou Diego Sanchez, mas perdeu por TKO. Depois desta derrota, e já no octógono da UFC, Kenny somou três vitórias consecutivas. A sua luta seguinte foi contra Sean Sherk, estando em disputa o recém instaurado cinturão de pesos leves. Sherk era nesta altura um adversário temível, com o físico mais impressionante da categoria, tendo já defrontado várias lendas do desporto como Matt Hughes e GSP. Sherk ganhou a luta por decisão ao fim de cinco assaltos, numa luta onde a sua força física e wrestling demonstraram ser demais para Florian, que mesmo assim nunca desistiu e lutou como pôde até ao fim.

Como uma Fénix renascida das cinzas, depois da derrota contra Sherk, nasceu um novo Florian, mais determinado e mais experiente. Para quem é fã dos filmes do Rocky, a expressão "Eye of the tiger" enquadra-se perfeitamente no novo Florian.

A partir daqui, Florian revelou uma evolução tremenda, aparecendo melhor cada vez que entrava no octógono. As suas lutas tornaram-se (ainda) mais dinâmicas, carregadas de acção e sempre agradáveis de ver. Somou então seis vitórias consecutivas, com apenas uma a ter de ir a decisão dos juízes e mereceu inteiramente a oportunidade de lutar novamente pelo título de campeão de pesos leves, desta feita contra BJ Penn, combate que se realizará no dia oito deste mês.

Pelo meio ainda teve tempo de, no final de uma das suas lutas, e já muito emocionado, afirmar «Eu finalizo lutas». Esta declaração foi como que um "desabafo", pois Florian teve de esperar cerca de quatro horas para poder lutar, pois as duas lutas principais do evento foram a decisão. Pode ter havido quem não levasse a sério a declaração na altura e achasse piada, mas Florian depressa ganhou o respeito dos fãs e é um facto que apenas uma das suas onze vitórias teve de conhecer a decisão dos juízes.

Florian é hoje um dos pesos leves mais perigosos do mundo, estando à vontade tanto no chão como em pé, aliado a uma capacidade cardiovascular impressionante que lhe permite pressionar a acção durante toda a duração da luta. Não existem dúvidas que Florian é uma ameaça credível ao cinturão de BJ Penn e, caso continue a evoluir como o fez até agora, tem tudo para tornar-se ele próprio campeão.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Forrest Griffin - Fotos





Mensagem para Kenny Florian



Entrevista a BJ Penn

UFC's Ultimate 100 Greatest Fights

Aqui fica a lista dos 100 melhores combates da história da UFC, elegidos pelos fãs no site da Spike TV. Esta seleção de combates foi feita em vigor do 100º evento da UFC, e foi exibida em 5 episódios.

100. UFC 80: Paul Kelly vs. Paul Taylor

99. UFC 31: Carlos Newton vs. Pat Miletich

98. UFN 13: Kenny Florian vs. Joe Lauzon

97. UFN 8: Rashad Evans vs. Sean Salmon

96. UFC 60: Matt Hughes vs. Royce Gracie

95. UFC 90: Sean Sherk vs. Tyson Griffin

94. UFC 32: B.J. Penn vs. Din Thomas

93. UFC 78: Thiago Alves vs. Chris Lytle

92. UFC 92: B.J. Penn vs. Matt Serra

91. TUF 1 Finale: Rich Franklin vs. Ken Shamrock

90. UFC 41: B.J. Penn vs. Caol Uno

89. UFC 66: Forrest Griffin vs. Keith Jardine

88. UFC 67: Frankie Edgar vs. Tyson Griffin

87. UFC 54: Chuck Liddell vs. Jeremy Horn

86. UFC 45: Evan Tannar vs. Phil Baroni

85. UFC 49: Karo Parisyan vs. Nick Diaz

84. UFC 30: Pedro Rizzo vs. Josh Barnett

83. UFC 49: Chuck Liddell vs. Vernon White

82. UFC 54: Georges St. Pierre vs. Frank Trigg

81. TUF 6 Finale: John Koppenhaver vs. Jared Rollins

80. UFC 42: Rick Franklin vs. Evan Tannar

79. UFC 69: Matt Serra vs. Georges St. Pierre

78. UFC 76: Keith Jardine vs. Chuck Liddell

77. UFN 14: Anderson Silva vs. James Irvin

76. UFC 42: Matt Hughes vs. Sean Sherk

75. UFC 1: Royce Gracie vs. Gerard Gordeau

74. UFC 58: Rich Franklin vs. David Loiseau

73. UFC 52: George St. Pierre vs. Jason Miller

72. UFC 92: Frank Mir vs. Antonio Nogueria

71. Ulimate 96: Don Frye vs. Tank Abbot

70. UFC 17: Pete Williams vs. Mark Coleman

69. UFC 34: B.J. Penn vs. Caol Uno

68. UFC 84: Lyoto Machida vs. Tito Ortiz

67. UFC 31: Shonie Carter vs. Matt Serra

66. UFC 94: Georges St. Pierre vs. B.J. Penn

65. UFN 10: Spencer Fisher vs. Sam Stout

64. UFC 62: Chuck Liddell vs. Renato Sobral

63. UFC 50: Matt Hughes vs. Georges St. Pierre

62. UFC 72: Tyson Griffin vs. Clay Guida

61. UFC 80: B.J. Penn vs. Joe Stevenson

60. UFC 46: Georges St. Pierre vs. Karo Parisyan

59. UFC 91: Brock Lesnar vs. Randy Couture

58. UFC 38: Matt Hughes vs. Carlos Newton

57. UFC 69: Roger Huerta vs. Leonard Garcia

56. UFC 42: Rich Franklin vs. Evan Tanner

55. UFC 92: Rashad Evans vs. Forrest Griffin

54. UFN 5: Anderson Silva vs. Chris Leben

53. UFC 64: Sean Sherk vs. Kenny Florian

52. UFC 40: Chuck Liddell vs. Renato Sobral

51: UFC 88: Rashad Evans vs. Chuck Liddell

50. UFC 92: Quinton Jackson vs. Wanderlei Silva

49. UFC 71: Houston Alexander vs. Keith Jardine

48. UFC 35: Jens Pulver vs. B.J. Penn

47. UFC 31: Chuck Liddell vs. Kevin Randleman

46. UFC 71: Quinton Jackson vs. Chuck Liddell

45. TUF 4 Finale: Scott Smith vs. Pete Sell

44. UFC 83: Georges St. Pierre vs. Matt Serra

43. UFC 45: Matt Hughes vs. Frank Trigg

42. UFC 56: Georges St. Pierre vs. Sean Sherk

41. UFC 81: Antonio Nogueria vs. Tim Sylvia

40. UFC 15: Randy Couture vs. Vitor Belfort

39. UFC 84: Wanderlei Silva vs. Keith Jardine

38. UFC 31: Randy Couture vs. Pedro Rizzo

37. UFC 3: Royce Gracie vs. Kimo Leopoldo

36. UFC 52: Chuck Liddell vs. Randy Couture

35. UFC 48: Frank Mir vs. Tim Sylvia

34. UFC 84: B.J. Penn vs. Sean Sherk

33. UFC 63: Matt Hughes vs. B.J. Penn

32. UFC 74: Randy Couture vs. Gabriel Gonzaga

31. UFC 75: Quinton Jackson vs. Dan Henderson

30. UFC 46: BJ Penn vs. Matt Hughes 1

29. UFC 98: Lyoto Machida vs. Rashad Evans

28. UFC 66: Chuck Liddell vs. Tito Ortiz 2

27. UFC 44: Randy Couture vs. Tito Ortiz

26. UFC 87: Georges St. Pierre vs. Jon Fitch

25. UFC 57: Chuck Liddell vs. Randy Couture 3

24. UFC 1: Royce Gracie vs. Ken Shamrock 1

23. UFC 65: Georges St. Pierre vs. Matt Hughes 2

22. TUF 6 Finale: Roger Huerta vs. Clay Guida

21. UFC 43: Randy Couture vs. Chuck Liddell 1

20. UFC 79: Georges St. Pierre vs. Matt Hughes 3

19. UFC 82: Anderson Silva vs. Dan Henderson

18. UFC 47: Chuck Liddell vs. Tito Ortiz 1

17. UFC 68: Randy Couture vs. Tim Sylvia

16. UFC 58: Sam Stout vs. Spencer Fisher 1

15. UFC 85: Thiago Alves vs. Matt Hughes

14. UFC 34: Matt Hughes vs. Carlos Newton 1

13. TUF 9 Finale: Diego Sanchez vs. Clay Guida

12. TUF 2 Finale: Diego Sanchez vs. Nick Diaz

11. UFC 86: Forrest Griffin vs. Quinton Jackson

10. UFC 76: Forrest Griffin vs. Mauricio Rua

9. UFC 70: Gabriel Gonzaga vs. Mirko Cro Cop

8. UFN 6: Diego Sanchez vs. Karo Parisyan

7. UFC 77: Anderson Silva vs. Rich Franklin 2

6. UFC 64: Anderson Silva vs. Rich Franklin 1

5. UFC 81: Frank Mir vs. Brock Lesnar 1

4. UFC 58: Georges St. Pierre vs. BJ Penn 1

3. UFC 52: Matt Hughes vs. Frank Trigg 2

2. UFC 79: Chuck Liddell vs. Wanderlei Silva

1. TUF 1 Finale: Forrest Griffin vs. Stephan Bonnar 1
_

Silva a treinar para o seu combate contra Griffin





sábado, 1 de agosto de 2009

Kenny Florian pronto para BJ Penn

Amir Sadollah prepara-se para o UFC 101

BJ Penn - Fotos





Kenny Florian - Fotos





Primeiro treino de Tito Ortiz

Novidades da conferência do dia 31 de julho

Ontem em conferência de imprensa, Dana White, deu algumas novidades em relação ao futuro da UFC:

- O main-event do UFC 103, em setembro, passa a ser: Rich Franklin vs. Vitor Belfort.

- Tito Ortiz deverá regressar à competição mais para o final do ano, e irá competir na categoria light-heavyweight.

- Em relação a Fedor Emelianenko, Dana White disse que oferceu tudo o que podia, com excepção da co-promoção com a M1.

- A UFC assinou um acordo de transmissão com o canal ESPN para o Reino Unido e Irlanda a começar já com o UFC 101.

Natasha Wicks reforça UFC Girls

Natasha Wicks é a mais recente beldade a ingressar nas fileiras da UFC como Octagon Girl. A simpática norte-americana junta-se assim a Arianny Celeste, Logan Stanton e Edith Labelle, uma vez que conquistou a primeira edição da Octagon Girl Search.
Nascida em Las Vegas, Wicks venceu 39 contendoras e logrou assinar contrato com a empresa de Dana White, devendo estrear-se no UFC 101 de Philadelphia, já em agosto.

UFC 100 - Análise

Poucos dias antes do UFC 100, Frank Mir afirmou que os murros de Lesnar eram tão fracos que ser golpeado por ele era como estar a brincar com uma irmã mais nova. Em retrospectiva Mir deverá estar a pensar que perdeu uma excelente oportunidade para ficar calado, já que foram estes mesmos murros que obrigaram o árbitro Herb Dean a interromper o combate principal do evento UFC 100, em virtude de Mir já não se mostrar capaz de se defender. Depois de largos meses com um campeão e um campeão interino, eis que a UFC volta a ter um só campeão incontestado de pesos pesados. E por mais que custe a muitos fãs que acordam mais cedo todos os dias para passarem mais tempo a odiar tudo o que está relacionado com a WWE, esse campeão é Brock Lesnar.

No confronto de sábado à noite, Frank Mir começou por tentar aplicar de novo a manobra com que havia vencido Lesnar no UFC 91, porém o lutador do Minnesota mostrou que melhorou muito desde o primeiro duelo entre os dois e evitou facilmente a tentativa de kneebar do adversário. Brock ficou então na meia guarda de Mir, e nos mais de quatro minutos que faltavam para o final do assalto foi castigando o seu oponente sem que este conseguisse mais do que minorar os estragos. Mantendo a perna direita de Mir imobilizada entre as suas e envolvendo o pescoço do lutador de Las Vegas no seu enorme braço esquerdo, Lesnar conseguiu com que Mir não pudesse usar o seu braço direito nem melhorar a sua posição, restando-lhe apenas usar o seu braço esquerdo para evitar ao máximo os golpes que Brock ia desferindo com a sua mão direita. No final do assalto, apesar de Mir se dirigir para o seu canto a sorrir, os ferimentos que ostentava no seu rosto mostravam que vários dos murros de Lesnar tinham atingido o seu alvo.

Principiado o segundo assalto, Brock tentou o takedown e derrubou efectivamente Mir, contudo não ficou em boa posição para retomar o ground and pound do primeiro assalto e preferiu assim deixar o adversário levantar-se. Isto mostrou que não temia o jogo de pé de Mir, apesar de este vir justamente de um TKO inédito sobre a lenda do Pride António Rodrigo Nogueira. O campeão interino foi então para a frente, atacando com murros, cotoveladas e até uma joelhada no ar, todavia Brock não se deixou impressionar e logrou derrubá-lo perto da jaula e ficar novamente na meia guarda. Era o início do fim do combate.

Partindo desta posição, Lesnar empurrou Mir até este ficar com as costas encostadas à jaula, novamente com o seu braço direito inutilizado e apenas com o esquerdo para se defender das investidas do adversário. Após alguns murros Mir percebeu que esta situação era insustentável, mas como acontece em muitos casos acabou por saltar da frigideira para o fogo. Ao tentar escapar, Frank acabou deitado de barriga para baixo, com Lesnar a segurar-lhe o punho esquerdo e a atacar-lhe o rosto com a sua poderosa mão direita. Manietado contra a jaula por um adversário com um poder físico como a UFC nunca tinha visto, de barriga para baixo e só com o braço direito solto, evitar os murros de Lesnar era quase como jogar ténis com uma raqueta sem cordas. Mir aguentou o máximo que pôde, porém era impossível resistir aos ataques do seu oponente, e percebendo isso o árbitro interrompeu o combate e deu a vitória por TKO a Brock Lesnar antes que a saúde de Frank ficasse em risco.

Perante um enorme coro de vaias de fãs que não lhe perdoam o seu passado no wrestling profissional, Brock trocou algumas palavras pouco amistosas com Mir e dirigiu ao público um gesto que é mais frequente ver-se em automobilistas irritados do que em lutadores profissionais. Na flash interview que se seguiu Lesnar continuou a provocar os fãs e o seu adversário e teceu até um comentário pouco simpático a respeito do principal patrocinador do evento, pelo qual se retratou mais tarde na conferência de imprensa. Lesnar terminou a flash interview aventando a forma como provavelmente iria festejar a vitória mais tarde, comentário esse que por fim recebeu a ovação dos fãs.

Nos outros combates da noite, destaque para o triunfo por decisão unânime (com vitória em cada um dos cinco assaltos na opinião dos três juízes) do canadiano Georges St. Pierre sobre o brasileiro Thiago Alves, que lhe permitiu manter o título de pesos meio-médios da UFC. Perante um domínio tão absoluto da sua categoria de peso já se fala na possibilidade de GSP vir a disputar um combate contra Anderson Silva, lutador que também é rei e senhor da sua categoria. Todavia este duelo não passa por enquanto de um sonho dos fãs.

Uma palavra também para Dan Henderson, que infligiu o KO da noite ao inglês Michael Bisping. No embate entre os dois treinadores da última temporada do reality show "The Ultimate Fighter", o americano venceu com um gancho poderosíssimo no queixo do seu oponente, que caiu ao chão verdadeiramente fulminado. A recompensa por esta vitória poderá ser novo combate pelo título de pesos médios contra Anderson Silva, contudo quem estiver lembrado do primeiro confronto entre ambos poderá questionar se valerá a pena submeter Henderson novamente a tamanha crueldade.

Brock Lesnar

Shane Carwin

Yoshihiro Akiyama

Chris Leben

Chris Lytle

Matt Brown

UFC 116: Lesnar vs. Carwin

UFC 116: Lesnar vs. Carwin
Galeria de Fotos

  © UFC Portugal

TOPO